página principal - ajuda - sugestões - fórum - sons

Um guia para novos jogadores

Como novo jogador, outros jogadores podem parecer-te mais avançados e muito mais fortes, e podes sentir que o desafio é demasiado para ti. Aqui estão algumas instruções em como dar os primeiro passos de maneira correcta.

Raça
Humanos são a raça mais fácil de jogar, as suas qualidades estão distribuídas de maneira uniforme. No início eles têm inúmeros edifícios para melhorar a produção de ciência, o que é um desafio para outras raças. Hobbits são para jogadores não agressivos e têm várias forças defensivas. Elfos com magia branca têm Anjo da guarda que é uma boa e básica unidade de protecção mágica Humanos são fortemente recomendados para novos jogadores!

Localização
Escolhe a localização da tua aldeia longe de grandes tribos. À medida que vês o mapa mais para sul em vários reinos, será maior a possibilidade de encontrar um bom lugar com outros novos jogadores como vizinhos. A principal razão que os jogadores deixam de jogar é porque a sua localização não é boa e eles são assaltados constantemente, hora a hora. Leva um certo tempo antes de seres capaz de lutar contra outras tribos da mesma raça, logo localizar a tua tribo no meio de outras da mesma raça dar-te-à alguma protecção. Terrenos com recursos extra são sempre uma boa escolha. Montanhas são escassas em alimento, mas têm um bom bónus de defesa - presumivelmente não será o melhor lugar para a tua primeira aldeia. Existe um bónus significante de recurso dado à tua aldeia se o terreno é adequado à tua raça. Então, as enfadonhas planícies são uma boa escolha para humanos.

Básico
Acções de jogo são baseadas em diferentes recursos que são necessários para construir edifícios, treinar unidades, lançar feitiços e muitas outras acções. No início existem apenas alguns edifícios e opções disponíveis, mas à medida que pesquisas ciências, cedo terás muito mais opções.

Primeiros passos
Os primeiros dias são os mais críticos, já que precisas de ficar suficientemente forte muito rápido, e conseguir o mais possível de Bónus de Pioneiro. Missões irão guiar-te nos teus primeiros passos, e são normalmente valiosas de seguir. Mesmo não havendo escolhas "certas", é recomendado construir Mercado e Templo até ao nível máximo e Pedreiro que fornece a pedra necessária para construção. Constrói Academia de Ciência até ao nível máximo para que a tua pesquisa possa proceder mais a fundo. Se não houver alimento suficiente, precisarás expandir a tua produção de alimento. Em planícies e rios isto é mais facilmente conseguido com Campo de Cereais, mas noutros terrenos necessitas Caçador e Campo de Arroz, talvez Refúgio de Caçadores também. Em planícies valem a pena fazer, mas não são essenciais. Tem cuidado com Campo de batata, se Templo não for grande o suficiente podes acabar com cultura negativa o que causa muitos problemas. Mosteiro é essencial para humanos.

Primeiros objectivos
Humanos cedo irão ter Mosteiro e Universidade, que são essenciais para o desenvolvimento. Outras raças têm outros edifícios em que devem investir: orcs Engenhosidade, elfos Grandes conhecimentos, anões Sabedoria dos anões e hobbits Inovações hobbit. Isto é o teu primeiro grande objectivo. O próximo é construir uma segunda (e terceira) aldeia. Para o fazer necessitas Colonos, e ciências: Fortificação -> Palácios luxuosos -< Colónias.

Expande os teus depósitos secretos o suficiente: se o atacante não conseguir roubar, não existe razão (a não ser conquistar) para atacar a tua aldeia.

Mantém pontos de espírito disponíveis, para que possas melhorar a tua defesa num curto período de tempo, se necessário.

Constrói muralhas e torres: sem uma torre não consegues ver atacantes antes de eles virem bater à tua porta, e a muralha tem inúmeros benefícios para defesa da aldeia. Quando o teu bónus de defesa for alto o suficiente, isso é visível no mapa, e serás menos atractivo como alvo.

Unidades defensivas suficientes para que possas causar problemas e perdas ao atacante.

Ouro e comércio, escolhas
À medida que a população (unidades não) pagam impostos, a produção de ouro pode ser aumentada com Mercado e Banco, e também com edifícios sem custos de manutenção: Templo, Igreja, Mosteiro, . Necessitarás tomar decisões: que caminho de magia seguir? Qual é a taxa de imposto apropriada para a situação? Já que raramente existem decisões correctas neste tipo de problemas, muitas delas estão dependentes do teu estilo de jogo. Também, pensa no que precisas, e não no que podes construir: Oficina é muito caro, e tens que comprar ferro ou madeira em vez de produzir? Quão alto o teu Torre de Vigia tem realmente que ser?

Atacar e roubar
É útil começar a treinar as tuas forças militares numa fase inicial do jogo. Desliga a Opção-Plus: Paz enquanto jogares activamente e rouba a vizinhança, fazendo até algumas conquistas, para expandir o teu império. Especialmente em reinos em que a opção honra está activada, é recomendado atacar aldeias passivas/pequenas numa fase inicial porque quando o teu exército cresce em força não podes atacar essas aldeias por causa de honra negativa que possas obter.

Alianças e Associações

Talvez sejas capaz de jogar sozinho, mas até o maior dos líderes precisa de amigos. É altamente recomendado que te juntes a uma associação. Quando algum jogador que goste de problemas na tua vizinhança seleccionar a tua aldeia como alvo, ele(a) precisa de fazer um cálculo do risco em como a tua associação iria reagir se o ataque fosse feito. O jogador sozinho junto a ti seria uma escolha mais fácil. Tenta evitar ser esse jogador.

Especialização da aldeia
Quando for tempo de estabelecer uma nova aldeia, tenta localizá-la perto da mais antiga para que elas possam ajudar-se mais facilmente em termos de recursos e unidades. Também tenta escolher um tipo de terreno diferente da tua primeira aldeia: uma aldeia em planície pode produzir alimento, uma na floresta foca em madeira e outra nas montanhas seria para produção de ferro. Uma aldeia única não necessita de produzir tudo. Treina as tuas tropas e espiões numa aldeia em vez de ter todos os edifícios caros em todas as aldeias. Isto requer algumas qualidades de gestão e tempo também.

Tempo offline

se não estás preparado para comprar Pontos-Plus, é recomendado que uses aqueles dados para Opção-Plus: Paz, mesmo que isso signifique que não podes usá-los em outras opções. Alternativamente, podes usar o modo de férias, mas aí a tua recolha de recursos será interrompida.

Já que não existem jogadores-computador, é tudo basicamente uma questão de gestão de relações com outras tribos..